Professora Rosa Santos no Projeto Corredor Literário (sala de leitura improvisada)
A professora Rosa está readapitada de função no turno da manhã. Ela já contribuiu bastante com a educação de nosso município. Completou esse ano 25 anos de sala de aula. Atualmente está desenvolvendo o projeto citado acima.
Nossa escola está sendo reformada e a sala de leitura é mais uma de nossas conquistas. Acreditamos que as estratégias de leitura e escrita desenvolvidas pela professora Rosa atingiram os objetivos propostos pelo nosso projeto.
Projeto: Corredor Literário
Justificativa:
- Como a escola é um ambiente de aprendizagens não podemos deixar a formação do leitor por ele mesmo, precisamos despertar o potencial de cada aluno e favorecer o hábito da leitura prazerosa nos educandos e educadores. Pois embora nossa escola não disponha de uma sala de leitura percebemos no corredor da escola a possibilidade de desenvolver-mos este projeto.
- O nível de proficiência leitora dos alunos da escola pública pode e deve ser um referencial qualitativo. Através da prática constante da leitura em nossas escolas é que produziremos textos de qualidade, em qualquer gênero. Dessa forma a escola cumpre com o seu objetivo maior que é a formação integral do ser educando.
Objetivos:
- Desenvolver o hábito da leitura prazerosa nos alunos e professores.
- Inserir no plano de aula semanal dos professores a leitura de poesias, contos e histórias.
- Melhorar a capacidade de compreensão dos fatos ocorridos na história lida.
- Ampliar o vocabulário dos alunos e professores.
- Aprimorar os conhecimentos dos alunos.
- Praticar a leitura oral com segurança e descontração.
Metodologia:
- Rodas literárias entre professores e alunos.
- Empréstimo de livros.
- Sistema de monitoria entre os alunos para a leitura de histórias.
- Declamação de poesias.
- Dramatização das histórias mais interessantes, escolhidas pelos alunos.
Avaliação:
- A cada final de semana serão escolhidos alunos monitores para fazerem a leitura das histórias para os próprios colegas da sala com a coordenação do professor.
- Roda de depoimentos em sala de aula sobre a prática de leitura, dificuldades e facilidades dos alunos no momento da leitura.