sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Intervenção pedagógica na educação infantil

Turma do infantil  04 e 05 e a professora Cirstiana Oliveira





A professora Cristiana está intensificando suas intervenções pedagógicas na diferenciação de números e letras. Ela sabe o quanto as crianças dessa faixa etária precisam visualizar a grafia desses conteúdos. Essa diferenciação se faz necessário por conta da necessidade de se compreender o que representa o número em nosso sistema numérico e o que representa a letra em nosso sistema alfabético.


 A participação ativa das crianças com o material concreto é uma das formas mais eficientes de se trabalhar os conceitos. Piaget é um dos teóricos que defende esse tipo ação pedagógica.


 
 Na sala de aula a professora trabalhou novamente a diferenciação através de uma atividade escrita, depois novamente ela questionou o conteúdo trabalhado e no dia seguinte iria trabalhar a diferenciação de números e letras novamente, só que com outra estratégia pedagógica.














Avanços na inclusão do aluno com múltiplas deficiências.

Nossa escola está avançando no processo de inclusão, pois atualmente estamos aprendendo com o aluno Vitor Jardel, que tem deficiências múltiplas (intelectual severa , surdez, autismo e hiperatividade impulsiva) a melhor forma de lidar com os desafios no cotidiano escolar.

No início foi muito difícil, tanto a coordenadora quanto a professora de apoio não sabiam como lidar com as situações dessas deficiências. Sheila tem a cada dia descoberto novas conquistas do Jardel. 
 

Ele gosta de bonecos e fantoches, percebemos que no momento da interação com esses objetos, ele parece criar um mundo imaginário, mas cansa do objeto e logo pega outro e começa a caminhar.






Vitor Jardel e a professora de apoio Sheila Pinto


 As atividades com recorte também conseguem encantá-lo e a concentração é maior, nessa atividade passou uns 15 minutos recortando uma gravura que ganhou  da professora Regina.
  

Sheila ficou tão feliz em perceber que está contribuindo  para a inclusão do Jardel. que podemos observar isso em seu semblante. Essa educadora que nunca trabalhou com alunos deficientes está gostando e se identificando.

 

 Sheila acompanha Jardel em todos os momentos, ele é heterônomo e precisa de ajuda em quase todas as situações, mas já pega na mão dela e puxa quando quer ir ao banheiro, lanchar etc.  Estamos  compreendendo seus sinais de comando, pois como é surdo utiliza principalmente as mãos quando quer alguma coisa. 

Atividade com a massa de modelar
Sheila conduzindo Jardel até o banheiro








Jardel e a professora Regina do 2º Ano
            



A professora Regina também está tentando trabalhar com ele, mas como ele não pasra por muito tempo em determinado local fica mais difícil ainda.



Aluno Vitor Jardel calçando sua sandália

Sheila tendando trabalhar no chão









 Parabéns à nossa educadora Sheila Pinto e Regina Cláudia, que estão superando com muito amor, carinho e dedicação os desafios da inclusão .Todos sabemos que isso não é tão fácil, precisamos praticar  a inclusão para saber se realmente somos capazes de romper com o preconceito ainda existente em nossa sociedade.  

Agradecemos aos pais dos nossos alunos pela  compreensão e acolhida ao Vitor Jardel, pois no início eles ficaram um pouco preocupados, pois o Jardel não é agressivo com as outras crianças , mas quando ele é contrariado ele agride a si mesmo, esse é um dos momentos mais difíceis para todos nós, pois não sabemos como lidar com essa situação e segundo a sua mãe, temos que impôr limites a ele.





















sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Prova Brasil 2011

Hoje a Escola Municipal Maria de Paula Colares foi mais uma vez avaliada pelo SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) a "PROVA BRASIL". 

Coorednadora Nubia Maciel e Sione Braga
 A turma do 5º Ano teve uma participação de 100% e tudo transcorreu em clima harmonioso, visto que a professora da turma Tãnia Abreu já vinha desde o inicio do ano realizando atividades pedagógicas que potencialivam as competências e habilidades  necessárias nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. 
As matrizes de referência do SAEB faziam parte do planejamento docente, onde a professora pesquisou  bastante qual a melhor estratégia pedagógica para superar as dificuldades dos nossos discentes. Esperamos manter ou superar a nossa pontuação da PROVA BRASIL de 2009 que atingiu 5.9 na escala.

Parabéns aos alunos que se empenharam partcipando ativamente  de todas as etapas desse processo, assim um especial parabéns para nossa educadora competente e exigente Tãnia Abreu.

Sione Braga aplicadora da PROVA BRASIL e a professora do 5º Ano Tãnia Abreu
Não poderíamos deixar de reconhecer a responsabilidade e competência da aplicadora da prova a educadora Sione Braga,  que chegou na hora e demonstrou cordialidade no trato com o pessoal da escola e com os alunos.





Festa dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Maranguape

No dia 04 de Novembro de 2011, as funicionárias da Escola Municipal Maria de Paula Colares participaram de uma justa homenagem ao dia do funcionário público.

Funcionárias da Escola Maria de Paula Colares
Professoras Andréia, Helda e Cristiana
    
Funcionárias da Escola Pólo Francisca Gomes







O evento realizou-se no Restaurante Panela Velha, em Marangaupe. Foi servido um almoço, sorteio de brindes e muita animação ao som da Banda Forró Diferente.

A Escola Municipal Maria de Paula Colares agradece ao Prefeito George Valentim pela festa.